MINISTERIO DA SAUDE

Nota Técnica nº 1-SEI/2017-DGISI/DGESI/SESAI/MS

  

 

Aos (às) Coordenadores (as) dos DSEI e aos (às) Chefes da DIASI

Assunto: Diretrizes gerais para a organização do serviço das Equipes do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI)

Contextualização:

O Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) é a fonte primária da informação oficial da saúde indígena. Através do Sistema é possível cadastrar os territórios e estabelecimentos que compõem a organização da saúde indígena, como DSEI, polos base, CASAI e aldeias, além de cadastrar os indígenas e os atendimentos de saúde realizados para a população indígena.

O SIASI é composto por 12 módulos, quais sejam:

O fluxo de dados do SIASI inicia-se nas aldeias, com a notificação nas fichas e segue a depender da forma de organização do DSEI, que pode ser descentralizada (alimentação do SIASI realizada nos polos base e/ou aldeia) ou centralizada (alimentação do SIASI realizada no próprio DSEI). Depois disso, os dados são enviados à base de dados nacional, conforme ilustra a figura a seguir.